Melhores links

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Roda da Vida

Estou disponibilizando aqui uma ilustração da "roda da vida" que explica melhor o que representa cada um de seus itens. Espero que seja tão útil para vocês, quanto foi para mim.
Aproveite para dar uma nota para cada um deles e se auto-analisar!
TESTE

Lazer
É o tempo disponível para fazer aquilo que dá prazer. Não entram neste item as atividades de trabalho ou de estudo, por mais que tragam satifação. Esta área refere-se a tudo aquilo que "recarrega as suas energias", que relaxa, diverte e dá satisfação.

Intelecto
São as atividades realizadas para o desenvolvimento intelectual. São os cursos, leituras, estágios, enfim, atividades que propiciam enriquecimento com informações que contribuirão para o seu crescimento.

Saúde
Os hindus consideram esta esfera como a mais importante, pois sem ela o restante não flui. Deve-se avaliar como a saúde física está sendo cuidada. É preciso fazer exames periódicos de rotina e, quando necessário, submeter-se aos tratamento propostos. Neste item, existe também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos e com a prática de exercícios físicos. O controle da obesidade e do sobrepeso é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Vida Financeira
Analisar se o rendimento financeiro é suficiente para suprir as necessidades de alimentação, vestuário, saúde e lazer de forma satisfatória, ou se a vida financeira é motivo de estresse e preocupação a ponto de trazer desgaste emocional.

Amigos e família
Avalie os seus relacionamentos observando se é possível contar com os parentes e amigos nos bons momentos e nas situações difíceis; se os encontros sociais são agradáveis e amistosos, sem grandes fontes de tensão; se os eventuais problemas são resolvidos com diálogo e boa vontade para "acertar as arestas". Deve-se destacar que este item não inclui o relacionamento com o marido, esposa ou namorado.

Trabalho e carreira
Verificar se a atividade profissional é interessante e traz satisfação, se o ambiente de trabalho permite crescimento, se possui desafios e oferece oportunidades de progresso na carreira.

Espiritualidade
Deve-se avaliar se há paz interior, coerência de valores e força interna para suportar as dificuldades sem se desequilibrar. Este item pode ou não estar ligado a religiosidade, mas se sua religião oferece influência nesses aspectos, a espiritualidade terá relação com suas crenças.

Amor
Considerar se o vínculo emocional estabelecido com o parceiro(a) é satisfatório. Se há respeito mútuo das diferença e dificuldades individuais e coerência nos atos que impulsionam o casal a continuar unido; se as respostas para superar as dificuldades presentes na vida a dois reforçam os laços afetivos do casal.

E então, como está a sua roda da vida? Equilibrada?

2 comentários: